[Da série: Mulheres Poderosas] 3 Lições que Aprendi com Magdalena Yesil

Em novembro de 2017 participei do Dreamforce, a maior conferência de software do mundo, que oferece keynotes, treinamentos práticos, certificações dos produtos da Salesforce e milhares de sessões abordando temas como vendas, marketing, atendimento ao cliente, finanças, varejo, saúde, negócios, tecnologia e inovação.

O evento é promovido anualmente pela Salesforce em São Francisco, Califórnia/EUA.

Salesforce é uma empresa americana que oferece produtos de software baseados em Cloud Computing (computação em nuvem) para solucionar principalmente questões na área de marketing, vendas e relacionamento com o cliente. Seu produto mais conhecido é o Sales Cloud, líder mundial entre soluções de CRM (software de gerência e relacionamento com o cliente).

No Dreamforce tive a grande oportunidade de aprender com a primeira investidora da Salesforce, Magdalena Yesil, empresária, capitalista de risco, fundadora da Broadway Angels, um grupo de investidoras anjo, autora do livro Power Up: How smart Women Win in the New Economy (Power UP: Como Mulheres Inteligentes Vencem na Nova Economia)

Magdalena Yesil também fundou três empresas dedicadas à comercialização de acesso à Internet, infraestrutura de comércio eletrônico e pagamentos eletrônicos. Sua atual empresa, DriveInformed, usa tecnologia para trazer confiança e transparência para o setor de autofinanças.

Dentre suas sábias palavras, destaco aqui 3 lições que aprendi durante a sessão com Magdalena Yesil, que deram base para a criação de empresas de sucesso, e que lhe ajudaram a alcançar o posto de uma das principais capitalistas de risco no mundo da tecnologia.

IMG_3751
Chai Oliveira, Magdalena Yesil e Eliza Abreu

Ache Patrocinadores, Mentores e Aliados

Não faça nada sozinho! Esta é a frase resumo desta lição.

Uma das dicas de Magdalena Yesil, que também no papel de capitalista de risco, é empenhar esforços para achar Patrocinadores, ou seja, pessoas físicas ou jurídicas que  acreditam no projeto, e em consequência oferecem apoio financeiro e ou assistencial.

Patrocinadores atuam como facilitadores, impulsionando os projetos para que alcancem os resultados esperados de maneira mais rápida.

Além da figura do patrocinador, vale ressaltar que para encarar os desafios que você almeja, e ou que simplesmente esbarram no seu caminho é imprescindível que você tenha do seu lado “buddies”, termo inglês  utilizado para denominar bons amigos; camaradas; parceiros; colegas ou equipe de trabalho.

Dentre os “buddies”, Magdalena Yesil citou a importância de encontrarmos Aliados, ou seja, pessoas que estão em união com você em prol de objetivo(s) em comum, que lhe ajudam a enfrentar adversidades e lhe oferecem apoio nas suas decisões. Aliados tanto de forma pessoal, um parceiro de vida por exemplo, como na profissional, por meio de parcerias entre empresas, prática crescente entre empreendedores para oferecer em conjunto maiores benefícios e vantagens aos clientes.

Outro ” buddy” importantíssimo destacado por Magdalena, é o Mentor!

A palavra Mentor tem sua origem marcada por um dos poema épicos da Grécia Antiga: Odisseia, escrito por Homero. A obra traz que Ulisses durante sua preparação para a Guerra de Tróia, percebe que seu filho Telêmaco necessitaria passar por um treinamento para assumir o posto de rei. Assim, solicitou a MENTOR, amigo de Ulisses, que atuasse como guardião, mestre, orientador, guia e conselheiro de seu filho. O nome Mentor está associado ao substantivo “mentos”  que significa: intenção; propósito; espírito; paixão.

Assim, Mentor é aquela pessoa que abre portas e lhe guia pelos caminhos que você escolher, lhe oferecendo instrumentos (conselhos, contatos, oportunidades) para a descoberta da sua vocação e facilitando a concretização dos seus sonhos.

O Mentor pode ser qualquer pessoa que lhe ofereça suporte e encorajamento, que lhe passe valores, princípios, visões, ensinamentos e experiências, podendo ser um familiar, um amigo, um professor, um autor que você admira e segue os passos…não há limites! [OLHE AO REDOR, SEU MENTOR ESTÁ PERTO!]

Coloque o Cliente no Topo da sua Organização

Magdalena Yesil enfatizou no seu discurso que o sucesso das empresas está atrelado à forma como a organização se posiciona frente aos seus clientes.

Empresas que têm obtido sucesso possuem um padrão: colocam o cliente no topo da organização, até mesmo acima do CEO.

Colocar o cliente no topo da organização significa valorizar a sua opinião, sua experiência com o produto e ou serviço, colher feedbacks, entender suas reais necessidades, e trabalhar a fim de desenhar a melhor solução desejada pelo cliente.

O foco no cliente é um trabalho iterativo e interativo sempre buscando testar, medir, compreender e principalmente entregar sucesso para os clientes.

Uma das formas para colocar o cliente no topo desde o início da organização é utilizar a metodologia proposta por Steve Blank:  Customer Development (Desenvolvimento do Cliente).

A metodologia foi amplamente aplicada no movimento Lean Startup, e propõem diretrizes para que se encontre o Product/Market Fit, por meio da análise da dor do cliente.

Outro movimento que coloca o cliente no topo da organização e que vem crescendo, principalmente nas empresas SaaS – Software as a Service (Software como Serviço), é o Customer Success (Sucesso do Cliente), que se baseia na excelência em atendimento, e na entrega de sucesso ao cliente, ou seja, fazer com que o cliente atinja o resultado por ele esperado na contratação do produto ou serviço.

Defina o que Você que Ser \o/

Após contar um pouco da sua trajetória de vida, Magdalena Yesil finalizou seu discurso dando um breve conselho:

“Defina o que você quer ser. Coloque o nome do cargo que você quer ser ao lado do seu nome. Comece a agir como se tivesse este cargo. E então, começarás a ser visto do modo que definiu.”

Apesar de breves as palavras deste conselho, foram palavras claras e objetivas, e representaram para mim um grande ensinamento.

Na minha interpretação, Magdalena ao proferir tais palavras, nos ofertou nada mais do que uma fórmula para concretizar nossos mais altos objetivos. Uma fórmula que se baseia:

  • na crença de que o que você almeja é possível;
  • no fundamento de que você tem que ser o primeiro a acreditar no quer, no que faz e no que diz. O poder está com você;
  • na certeza de que resultados decorrem de ações. Você deve se preparar e agir;
  • na lei da física de que toda ação tem uma reação;
  • na definição de que a reação torna-se a concretização da definição que você criou para você e que lhe fez começar a agir.

E você? O que quer ser?

 

Grata pela oportunidade de aprender um pouquinho a partir das experiências de vida de Magdalena Yesil, mulher poderosa e exemplo da força feminina no universo da tecnologia.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s